Contando sempre com expoentes no cenário político nacional, a Bahia é um dos mais representativos Estados da federação. Na República Velha, dominou o cenário estadual José Joaquim Seabra; durante a Era Vargas surgiu a figura de Juracy Magalhães e em contraposição, com a redemocratização do pós-guerra, o socialista Octávio Mangabeira. Durante o regime militar, surgiu a figura de Antônio Carlos Magalhães, que dominou o cenário político estadual por 03 (três) décadas.
PODER EXECUTIVO: O poder executivo é exercido pelo governador Jaques Wagner (no cargo até 2014) e pelo vice-governador Otto Alencar, com o auxílio dos secretários de estado. O Palácio de Ondina, situado no bairro de Ondina, em Salvador, é a sede do governo.
PODER LEGISLATIVO: O poder legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa, constituída pelos representantes do povo (deputados estaduais) eleitos em votação direta para o mandato de quatro anos. A Assembléia Legislativa da Bahia possui 63 (sessenta e três)deputados estaduais. Os deputados federais somam 39 (trinta e nove) cadeiras.
PODER JUDICIÁRIO: O Tribunal de Justiça possui sede na capital, em prédio denominado Palácio da Justiça, situado no Centro Administrativo da Bahia. A Justiça do Trabalho está ligada à Quinta região, que compreende todo o Estado e possui sede na capital. A Justiça Federal está vinculada à primeira região com sede em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário