O Estado da Bahia é um dos principais pólos turísticos do país. Suas praias do vasto litoral, os sítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem constante atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.
A Bahia é o Estado com o maior o litoral do Brasil, num total de 932 km, correspondente a 12,4% do total. Dentre os pontos turísticos de Salvador, destacam-se a Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, localizado na praia da Barra, o Elevador Lacerda e o Pelourinho.
A Bahia é o Estado do Nordeste que apresenta a maior relevância na recepção de turistas estrangeiros e domésticos na região. Enseadas, baías, manguezais, arrecifes, florestas, coqueirais e areia branca. Paraíso para turistas que buscam sossego ou agitação, a Bahia é o estado que possui o maior litoral em toda a costa brasileira. Não é à-toa que suas praias são sempre citadas entre as melhores do mundo.
No litoral baiano, encontra-se o distrito da Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, projetado desde o seu princípio visando o turismo e preenchida quase em sua totalidade por hotéis e resorts. O Arquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho.
Segundo alguns institutos de pesquisa, como o Vox Populi, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros e de estrangeiros. Em 2006, 178.862 turistas de outros países desembarcaram no Estado.
O turismo na Bahia é considerado uma política de Estado e não apenas de governo. Tem estratégia de longo prazo, marco legal definido e estruturas governamentais estáveis. Representa cerca de 14.5% da economia baiana, (SETUR, 2010).
Com o objetivo de definir ações necessárias ao desenvolvimento do turismo nacional e internacional e ordenar o espaço territorial, o Programa de Desenvolvimento Turístico da Bahia (PRODETUR/BA) administrado pela agência executiva responsável (SUINVEST), dividiu a Bahia em 13 (treze) Zonas Turísticas identificadas por meio dos potenciais naturais, culturais e históricos, englobando 156 (cento e cinquenta e seis) municípios com capacidades turísticas. As referidas zonas são: Zona turística da baía de Todos os Santos, Zona turística da Costa dos Coqueiros, Zona turística da Costa do Dendê, Zona turística da Costa do Cacau, Zona turística da Costa das Baleias, Zona turística da Costa do Descobrimento, Zona turística da Caminhos do Oeste, Zona turística da Chapada Diamantina, Zona Turística dos Caminhos do Sertão, Zona Turística dos Caminhos do Oeste, Zona Turística do Vale do Jequiriçá e a Zona turística da Lagos do São Francisco. A zona turística de maior destaque é a Zona Turística da Baía de Todos os Santos, que compreende municípios do litoral e do Recôncavo baiano.
O turismo baiano se diferencia de muitos outros, em decorrência de suas bagagens cultural e turística que interagem, uma vez que o Estado possui verdadeiros tesouros históricos-culturais.
De norte a sul, são mais de mil quilômetros de orla recheada de belezas naturais e infra-estrutura para atender ao turista mais exigente. Na Costa dos Coqueiros, no norte do Estado, está o primeiro complexo de resorts do Brasil. São cinco hotéis gigantescos, com estrutura de primeira de frente a praia deserta, que formam o complexo Costa de Sauípe.
No ecoturismo, se destaca a Chapada Diamantina. A mesma é uma região apontada por entidades turísticas, brasileiras e estrangeiras, como o melhor destino do País.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) possui um projeto de criação de 04 (quatro) geoparques na Bahia: Canudos, Morro do Chapéu, Rio de Contas e Chapada Diamantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário