RODOVIAS: Tendo Feira de Santana como eixo polarizador, o sistema rodoviário tem como vias principais a BR-242, que liga Salvador ao oeste baiano e à capital federal; a BR-101 de sentido norte/sul com traçado paralelo ao litoral; a BR-116 que liga a metrópole ao sudoeste. Outras rodovias estaduais e federais atendem ao tráfego de longa distância ou atendem as sedes dos municípios fazendo parte dum sistema combinado que se complementam a exemplo da BR-110, BR-415, BR-407, BA-099 e BA-001, (DEPARTAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES/BA, 2011). O poder público federal é responsável pela pavimentação de 5.145,7 km de rodovias. O poder público estadual possui 8.324,5 km de estradas pavimentadas, enquanto que rodovias municipais somam apenas 228,4 km.
AEROVIAS: A Bahia conta com vários aeroportos e aeródromos, sendo o Internacional Dois de Julho, também conhecido como Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, o sexto aeroporto mais movimentado do Brasil e o primeiro do nordeste, respondendo por mais de 30% do movimento de passageiros desta região do país.
HIDROVIAS: O transportes aquático na Bahia é formado por portos, terminais hidroviários, hidrovias e eclusas. O número de portos é 03 (três): Porto de Salvador (em Salvador), Porto de Aratu (em Candeias) e Porto de Ilhéus (em Ilhéus). O último destaca-se por ser o maior exportador de cacau do Brasil. Há também os terminais hidroviários de Juazeiro e de Caramuru. Na Bahia está localizada parte de uma importante hidrovia brasileira: a hidrovia do São Francisco.
FERROVIAS: O transporte ferroviário baiano é composto por algumas ferrovias. Além delas, há a construção do primeiro metrô do estado, o Metrô de Salvador. A Bahia é cortada por duas ferrovias, uma delas é a Estrada de Ferro Bahia-Minas, que vai de Caravelas, na Bahia, ao norte de Minas e a outra é a Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro, que integrava a Bahia com os estados de Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Piauí. Essas duas linhas férreas já não estão mais em atividade, (SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA/BA, 2011).
METROVIAS: O Metrô de Salvador é o futuro sistema de metrô da cidade de Salvador e será operado pela Companhia de Transportes de Salvador (CST). Ao ser concluído, terá 28 estações e 48,1 km de extensão, transportando cerca de 400 mil usuários/dia.
TRANSPORTE URBANO: Considerando-se as Regiões Metropolitanas de Salvador e de Feira de Santana e todo o resto do Recôncavo Baiano, há muitos problemas na mobilidade urbano e projetos para melhorá-la. Um destes é o já citado metrô de Salvador. Para a Copa do Mundo FIFA de 2014, o transporte de massa será implantado, sendo constituído por trilhos inseridos em toda a área urbana. As obras, cujo valor máximo é 03 (três) bilhões de reais, deverão começar junto com o ano de 2012 e terminar junto com o ano de 2013, (DERBA/BA, 2011).
CICLOVIAS: O sistema cicloviário também receberá investimentos. Com 40 (quarenta) milhões de reais, serão instalados 188 km nas orlas de Salvador, mais precisamente no Centro Histórico soteropolitano, e no bairro Lauro de Freitas, seguindo o metrô e as estações de transborbo. O término das obras ocorrerá em meados de 2014.
Figura 35: Mapa de transportes da Bahia.
Fonte: Ministério dos Transportes, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário